
Os 5 PRINCIPAIS ERROS Estratégicos em Clínicas Médicas
Para muitas clínicas médicas, a busca por uma estratégia eficaz pode ser desafiadora. Erros estratégicos podem não apenas prejudicar a reputação e a eficácia dos serviços oferecidos, mas também impactar diretamente a saúde financeira do negócio.
Neste artigo, exploramos os cinco principais erros estratégicos comuns em clínicas médicas e como evitá-los, permitindo que essas organizações alcancem um crescimento sustentável e ofereçam o melhor cuidado possível aos pacientes.
Erro 1 – Depender de Convênio e Plantão: O Maior Equívoco Estratégico para Médicos
Muitos médicos frequentemente escolhem o que consideram ser garantido ao aceitar convites para trabalhar em vários locais sem analisar cuidadosamente se é realmente vantajoso. A dependência de convênios e plantões pode parecer o caminho mais fácil, mas geralmente resulta em retornos limitados a longo prazo, baseados principalmente no volume de trabalho. É comum encontrar médicos que trabalham mais de 60 horas por semana, resultando em uma rotina exaustiva e desgastante.
Além do excesso de trabalho, há também o risco associado às viagens constantes, à exposição a estradas perigosas e ao esgotamento físico e mental, conhecido como “burn-out”. A falta de uma rotina definida muitas vezes deixa pouco tempo para si mesmo ou para a família.
Inicialmente, esse modelo de trabalho pode parecer sustentável, pois os profissionais de saúde se acostumam desde cedo com uma jornada intensa, durante a graduação, pós-graduação, residências e nos plantões intermináveis. No entanto, à medida que envelhecem, essa rotina pode se tornar cada vez mais desanimadora.
O cansaço, a falta de motivação e a sensação de falta de propósito podem levar a um sentimento de desesperança em relação ao futuro. É fundamental reconhecer esse erro e estar aberto às mudanças para evitar consequências mais graves no futuro.
A mudança é essencial para obter resultados diferentes. Continuar na mesma rotina, esperando resultados distintos, é irreal. Se não houver uma mudança de abordagem e uma busca por aprendizado a partir desse primeiro erro, a tendência é que se caia em um segundo erro ainda mais grave: a falta de uma visão de longo prazo.
Erro 2 – Falha na Visão de Longo Prazo e no Modelo de Negócios:
Uma das principais falhas estratégicas na carreira médica é a falta de planejamento a longo prazo. Você já parou para pensar em como deseja que sua carreira e vida estejam em 2030? Sem esse planejamento inicial, o tempo passa e nada muda. Quando 2030 chega, em vez de ter 40 anos, a pessoa tem 50, com menos energia e disposição para fazer as mudanças necessárias. Talvez tenha também mais custos com os filhos na faculdade e morando fora de casa.
O principal ativo de qualquer empresa, incluindo consultórios médicos, são os clientes. Sem clientes, não há negócio. Quando um médico não constrói sua base de pacientes em torno de seu nome, ele se torna dependente de terceiros. Se o paciente que chega é aquele que procura o plantão ou o convênio, ele não é cliente do médico, e sim do convênio, que irá ditar quanto e quando pagar. Depender disso pelo resto da vida não é uma estratégia sustentável.
A estratégia de apelar para consultas de 5 minutos, tentando atender um grande volume de pacientes, não é eficaz. Nesse cenário, a tecnologia como robôs, internet e inteligência artificial superam em eficiência. Se a remuneração é de R$ 8 por procedimento ou R$ 20 por consulta, e ainda é preciso pagar impostos e custos fixos, seria mais vantajoso para a clínica posicionar-se como “clínica popular” e cobrar de R$ 100 a R$ 250 por consulta diretamente do cliente final. Afinal, 75% da população não é atendida por convênios médicos.
Existem diversas outras opções, mas muitos médicos se sentem aprisionados trabalhando para convênios que não remuneram adequadamente.
O primeiro desafio em uma clínica médica é construir uma base de clientes. Isso pode levar de 1 a 3 anos, mas o segundo desafio é ter agenda para atender a essa demanda. A partir desse ponto, o “jogo muda”, pois tendo clientes é possível expandir o corpo clínico e não depender apenas do esforço individual para ter ganhos constantes.
Para garantir um futuro próspero para você e sua família, é essencial começar a construir sua base de clientes desde já. Consulte a experiência da FELTZ para orientá-lo nesse processo e garantir um futuro de sucesso para sua clínica!