O que é e para que serve o fluxo de caixa

O que é e para que serve o Fluxo de Caixa

Acompanhar as projeções do fluxo de caixa é uma ótima forma de evitar custos adicionais para a empresa, como a necessidade de buscar capital de giro no banco para despesas não previstas.

Similar a um extrato bancário, o fluxo de caixa registra as entradas e saídas de dinheiro no caixa diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente. Deve ser feito comparando o previsto com o realizado e serve para controlar e monitorar se os pagamentos e recebimentos previstos foram de fato efetuados.

A geração e o monitoramento do fluxo de caixa são fundamentais para garantir que os pagamentos previstos ocorram conforme planejado, assim como os recebimentos. Esta é uma ferramenta crucial para a gestão empresarial, pois há um descompasso temporal entre a geração das contas a pagar ou a receber e sua efetiva realização.

O Fluxo de Caixa mostra a Verdade que você Não quer ver

Por exemplo, no mês atual, uma clínica médica pode receber pagamentos por serviços prestados a um convênio que paga 60 dias após o envio do relatório, enquanto outros recebimentos podem ser oriundos de outro convênio que paga após 30 dias, já com descontos na fonte do Imposto de Renda e outras taxas.

Além disso, pode haver recebimento de parcelas de serviços pagos no cartão de crédito parcelado (com desconto das taxas do cartão), resultando em uma combinação no caixa deste mês de recebimentos prestados em meses anteriores.

Da mesma forma, os serviços prestados neste mês serão recebidos em meses futuros, dependendo das condições contratadas com os convênios ou do parcelamento oferecido ao cliente particular, seja por pix, dinheiro, débito, crédito ou crédito parcelado.

Em relação às contas a pagar, uma parte pode ser paga no mês presente, outra no mês seguinte e outra parte parcelada em uma ou mais vezes.

No entanto, gerenciar a empresa apenas pelo fluxo de caixa não permite aos gestores e proprietários saberem exatamente o quanto foi ganho em cada mês. Para isso, é necessário ter um Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) Gerencial Analítico.

Se você quiser saber mais sobre como essas ferramentas funcionam e como podem ajudar a sua clínica a melhorar seu desempenho financeiro, entre em contato agora mesmo com nossa equipe, que teremos o prazer em ajudá-lo!

Agora que você já sabe mais sobre esses conceitos, vamos demonstrar na prática como utilizar o fluxo de caixa e o DRE.

Add a Comment

Your email address will not be published.

Categorias